Dr. John Olsen no início dos anos 70 segurando a primeira bomba de ultra pressão.

dr-olsen WATERJET

História do corte a água

A água está sendo usada como um método de corte para materiais macios há algumas décadas, nas aplicações iniciais, como o sistema de medição de papel pela Paper Patents Company na década de 1930 que usou água de baixa pressão. A tecnologia de jato de água de alta pressão realmente tomou forma na era do pós-guerra, resultando em cortes mais rápidos e mais precisos.

A confiabilidade era um desafio até o início dos anos 70, quando o Dr. John Olsen, Diretor de Operações da OMAX Corporation, desenvolveu a primeira bomba de pressão ultra elevada confiável.

Primeiros jatos de água

Embora os primeiros jatos de água pudessem facilmente cortar materiais macios, eles não eram eficazes no corte de materiais mais duros, como metais. Esta capacidade foi conseguida pela adição de um abrasivo ao jato de água no bico de corte, após a formação do jato, com base numa técnica que tinha sido iniciada por Elmo Smith e Leslie Tirrell nos anos 30 no domínio de “jateamento abrasivo liquido”.

A vida útil dos bicos de jato de água abrasivo iniciais era muito pequena para ser comercialmente viável, mas inovações em materiais e em tubos de mistura feitas pela Boride Corporation resultaram eventualmente num bico comercialmente aceitável.

Com a combinação de um jato de jato de água abrasivo durável e uma bomba de alta pressão confiável, uma máquina de jato de água abrasiva agora poderia cortar uma ampla gama de materiais, incluindo aço ferramentas endurecido, titânio, pedra e vidro.

OMAX

Em 1993, a OMAX Corporation tornou-se a primeira empresa a trazer o processo de corte a água aos níveis de precisão de usinagem, acessível e fácil de usar. Estamos orgulhosos de que o trabalho revolucionário que fizemos ajudou a tornar a usinagem por jato de água abrasiva uma das tecnologias de fabricação mais versáteis de hoje.

Agora, duas décadas mais tarde, somos líder mundial em sistemas de corte por jato de água abrasivo, avançamos e tornamos possível para qualquer empresa produzir o que desejar, criando peças complexas 3D de alta precisão em nossas máquinas.

WELD VISION

A Weld Vision é uma empresa especializada no segmento de solda e corte e está presente em mais de 800 revendas no Brasil e no exterior, a marca Weld Vision se destaca pela excelente qualidade no atendimento e nos produtos.

Há seis anos a Weld Vision iniciou a parceria com a renomada empresa norte americana OMAX Corporation – Líder mundial em tecnologia de corte por jato de água abrasivo. Com essa parceria, a WELD VISION se tornou a distribuidora exclusiva da OMAX no Brasil.

Com equipe técnica própria e especializada, treinada na sede da OMAX em Seattle, a Weld Vision instala, presta assistência e atendimento aos clientes OMAX/WELD VISION, em território nacional, expandindo para América Latina até a Europa.

OMAX E A HISTÓRIA DO CORTE A ÁGUA

  • 1930

    Aplicação do método de corte a água.

  • 1933

    Primeiras utilizações do corte a água na indústria.

  • 1970

    Uma inovação transforma a usabilidade do processo.

  • 1975

    Bomba de alta pressão se torna aplicável para limpeza e corte sem abrasivo.

  • 1982

    Abrasivo é introduzido no processo de corte a água.

  • 1983

    Corte a água é aplicado para cortes em materiais especiais sem precisão.

  • 1987

    FLOW International Corporation não acredita na tecnologia de corte a água.

  • 1993

    OMAX acredita na tecnologia de corte a água – Cria o primeiro equipamento de corte a água.

  • 1995

    OMAX patenteou o Software e sistema de movimentação para máquinas de corte a água abrasivo.

  • 1996

    FLOW International Corporation quebra acordo e faz copia da tecnologia OMAX.

  • 1999

    OMAX introduz a primeira bomba de acionamento direto da indústria de corte a água.

  • 2002

    OMAX cria software Intelli–MAX – Após 4 anos de desenvolvimento.

  • 2004

    FLOW International Corporation paga indenização milionária para OMAX por copiar o software.

  • 2008

    FLOW International propõe ser parceria para OMAX.

  • 2008

    Flow International Corporation se torna acionista da fabricante chinesa Dardi international.

  • 2008

    Dardi International fecha acordo e começa a produzir equipamentos para Flow International Corporation. Após a tentativa de parceria com a OMAX não ter tido sucesso, a Flow international fechou acordo de parceria com a fabricante chinesa Dardi international, que começa a produzir equipamentos de com baixo custo e comercializar na américa latina.

  • 2009

    OMAX introduz acessórios indispensáveis pela indústria. A OMAX continua a inovar e tem a patente liberada para o exclusivo sistema de movimentação Intelli-TRAX, introduz na linha acessório A-JET para corte em 3D e compensação automática de conicidade, e lança o Mini bico OMAX 7/15 Mini MAXJET®5, com raios de corte menor que 0,2mm.

  • 2010

    OMAX alcança novos níveis com as bombas EndurOMAX. A OMAX apresenta sua nova geração da Bomba de acionamento direto EndurOMAX, que traz ainda maior eficiência e o maior intervalo entre as manutenções preventivas da indústria de corte a água, com aberturas a cada 1000 horas de corte.

  • 2012

    Pela 2° vez a OMAX é uma das 5000 empresas privadas que crescem mais rápido na América. Como já havia acontecido em 2008, a OMAX se destaca pela 2° vez no mercado pela grande qualidade de seus produtos e por seu grande diferencial de tecnologia e confiabilidade, e entra no ranking de uma das 5000 empresas privadas que crescem mais rápido.

  • 2013

    Flow International Corporation perto da falência. No ano de 2013 a gigante Flow Corporation uma das maiores empresas de jatos de água industrial, passa por uma terrível crise e com as ações em baixa ficam muito perto da falência. Felizmente, para o bom andamento do processo de corte a água o grupo de investidores American industrial Partners adquiriu a Flow Corporation em uma negociação multimilionária, comprando todas as ações da empresa e transformando a Flow International Corporation, empresa de capital aberto em uma empresa de capital fechado novamente.

  • 2013

    OMAX lança máquina de corte a água mais precisa do mundo. A OMAX lança um equipamento totalmente diferente do que qualquer outro visto até então, o equipamento MicroMAX, voltado exclusivamente para micro usinagem de alta precisão, possibilitando tolerâncias de 0,002mm.

  • 2014

    OMAX continua lançando inovações. Com um software chamado Intelli-CAM, a OMAX se destaca novamente nas invenções, atendendo aos pedidos de grandes montadoras e empresas de vários segmentos de engenharia, a OMAX cria um software de conversão de projeto sólido 3D para plano de corte em 2D com apenas um click.

  • 2015

    OMAX Corporation recebe o Prêmio de Produção do Ano da Seattle Business Magazine. Graças à tecnologia desenvolvida pelos fundadores da OMAX, John Cheung e John Olsen, a combinação de um jato de água a uma grande pressão com partículas de abrasivo que passam por um bico fino, realiza com rapidez e agilidade o corte de metal, pedra, vidro e compostos.  Com o objetivo de adentrar novos mercados e clientes para o processo de corte por jato de água, mesmo com a recessão, a OMAX não perdeu a oportunidade e lançou uma linha de máquinas com menor preço. Desde então, no ano de 2011, as vendas cresceram 20% por ano, aumentando o faturamento para 90 milhões de dólares anuais, com sistemas OMAX em operação em cerca de 80 países.

  • 2016

    OMAX Corporation lança 2° geração da MicroMAX, máquina de corte a água mais precisa do mundo. Utilizando codificadores ópticos avançados de alta precisão, isolamento de vibração inovador e sistema de controle de software comprovado, a MicroMAX é capaz de uma precisão de posicionamento de menos de 0,005mm, mantendo todas as vantagens da usinagem com jato de água abrasivo.  A MicroMAX pode cortar aço inoxidável, titânio, fibra de carbono, PEEK, vidro, nitinol, grafite, cobre, compósitos, laminados e muito mais, com alta precisão e acabamento sem rugosidade, seja para prototipagem ou produção.

  • 2016

    MicroMAX nomeada entre as 100 finalista por R&D. A MicroMAX JetMachining Center foi indicada como finalista pela Revista R&D no campo de Mecânica/Materiais para o conceituado prêmio R&D 100 2016. Tal nominação coloca a OMAX entre uma elite de companhias e indivíduos dedicados ao avanço da ciência e tecnologia.

A OMAX está comprometida com a verdade na tecnologia,
palavras não bastam, prove!

Clientes OMAX ao redor do mundo