O que considerar antes de comprar?

A gama de aplicações para a tecnologia com jato de água abrasivo é incrível.

Descubra este processo é ideal para você.

O que faz a OMAX exclusivo? Nem todos os jatos de água são iguais

Um waterjet é composto de vários componentes pontualmente fundamentais, tais como a bomba de alta pressão, o bico, e o software de controle. A OMAX projeta, fabrica e testa seus sistemas de jato de água, todos em nossas instalações de produção em Kent, Washington. Como tudo é projetado e construído em uma planta, o serviço e o suporte são simplificados e os problemas são resolvidos rapidamente.

Recursos valiosos sem custos adicionais

A OMAX é o único fabricante que garante atualizações gratuitas do software operacional OMAX aos proprietários, para toda a vida de operação dos equipamentos. Esta garantia economiza milhares de reais de nossos proprietários ao longo da vida de seu investimento, mas mais importante garante que eles receberão todos os benefícios resultantes de aprimoramentos do software. Atualizações são implantadas para melhorar a precisão, fornecer maior velocidade de corte, melhorar o monitoramento do sistema e fornecer recursos adicionais de corte por jato de água.

Compromisso de Serviço e Suporte

A OMAX dedica-se em saber sobre suas aplicações, expectativas e preocupações. Prestamos atenção ao menor detalhe para garantir a sua satisfação, razão pela qual 30% das nossas vendas do ano, são clientes que indicam ou retornam a comprar novos equipamentos.

O treinamento gratuito da fábrica está incluso no seu sistema para ajudá-lo a maximizar o retorno do seu investimento. A OMAX tem a maior relação na indústria de técnicos para número de máquinas instaladas. Isso nos permite fornecer o tempo de resposta mais rápido na indústria. Um guia de aplicação e solução de problemas padrão é incluso em cada máquina, disponível gratuitamente para o nosso cliente, o que pode facilitar uma resposta de serviço ainda mais rápida.

O OMAX Interactive Reference Guide (OIR), composto por mais de 3000 páginas, abrange todos os aspectos da operação e manutenção do seu investimento. É sem comparação o melhor para fornecer soluções de aplicação. O OIR está disponível para você 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo feriados, e é instantâneo para responder às suas perguntas.

Aplicações de materiais

Waterjets podem cortar quase qualquer material. Os jatos de água puros podem rapidamente e precisamente cortar materiais macios tais como a borracha, a espuma e outro material de juntas.

Os jatos de água com abrasivo podem cortar quase todos os outros materiais sobre uma proporção muito grande de espessuras:

  • Praticamente corta todos os metais, incluindo aço ferramenta endurecido, aço inoxidável, alumínio, cobre e titânio.
  • Vidro não temperado, incluindo vidro blindado, laminado de várias camadas.
  • Compósitos.
  • Laminados.
  • Pedra e a maioria das cerâmicas

Características especiais

O corte de água tem algumas características especiais que o tornam ele particularmente interessante para algumas aplicações:

O corte a água corta sem calor. Isso significa que não há distorção térmica para as peças complexas e detalhadas, além de nenhuma zona termicamente afetada pelo calor que possa alterar as propriedades do material. Isso também significa que os processos de usinagem secundários, como os cortes de roscas, são facilmente aplicados em uma peça cortada no jato de água.

O jato de água tem um diâmetro de corte muito fino e tem forças de corte muito baixas. Isso possibilita para os projetistas de peças, criar peças detalhadas que seriam praticamente impossíveis de fazer com os processos de fabricação convencionais. Formas e contornos muito complexos são facilmente possíveis com corte por jato de água. Um benefício adicional é que quando o material é caro, está sendo desperdiçada uma área muito pequena, tendo baixo custo de perda.

Controle de movimento avançado permite a produção de peças precisas. Os equipamentos de corte a água tradicionais cortam as peças com uma precisão em média de ± 0.25mm. No entanto, usando modelos matemáticos para explicar e corrigir a curvatura de criação de erro natural de um jato de água em movimento, os modernos jatos de água de alta precisão com sistemas de controle avançados, tais como o OMAX Intelli-MAX Software pode fazer peças com uma tolerância geral de ± 0,1mm.

Os sistemas mais avançados possuem cabeçotes de corte compensados por computador, e podem controlar as dimensões das peças com uma precisão de ± 0,02mm.

Considerações ambientais

No inicio as máquinas de corte a água tinham uma real reputação de ser barulhento e sujo. Um jato de água aberto é barulhento e um jato de água abrasivo aberto pode jogar um monte de pó abrasivo no ar. No entanto, esses fatores são eliminados em sistemas modernos simplesmente cortando em baixo de uma fina camada de água. A camada de água reduz o nível de ruído para abaixo da maioria das máquinas de usinagem e elimina a poeira, mantendo as partículas na água.

Uma máquina de jato de água abrasivo com corte submerso pode ser colocado em qualquer lugar que você pode colocar uma máquina de usinagem convencional. Não gera cheiro nocivo ou fumaça, e a peça não fica contaminada com óleos de corte. Uma máquina de jato de água gera dois tipos de resíduos: Um é o excesso de água contendo quantidades muito pequenas de sólidos finos, que podem ser filtrados se necessário, e em seguida enviados diretamente para uma estão de tratamento local. O outro é o abrasivo que pode ser descartado em um aterro sanitário.

Se o material a ser cortado for contaminante – chumbo ou berílio, por exemplo – ambos os resíduos devem ser limpos de acordo com as normas ambientais e a água pode ser reciclada.

Custos de Operação e Manutenção

Uma máquina de jato de água abrasivo tem um custo por hora para operar com consumíveis e peças de manutenção. Em pressões operacionais acima de 60,000 PSI (4,137 bar) mais manutenção são necessárias e as paradas não planejadas podem aumentar drasticamente.

As pressões ultra elevadas resultam em maiores custos operacionais, devido à fadiga acelerada de metais em componentes de alta pressão usados em bombas e tubulações. Por esta razão, as máquinas de corte a jato de água geralmente operam de forma mais econômica e confiável na faixa de 60,000 PSI (4,137 bar) ou menos.

Os itens de manutenção incluem todas as peças do conjunto de alta pressão e as peças consumidas pelo fluxo de abrasivo. As peças do bico são substituídas a intervalos de 50 a 100 horas e os reparos da bomba são substituídos em intervalos de 1.000 horas.

Novas maneiras de solucionar os problemas e realizar a manutenção devem ser aprendidas para a operação bem-sucedida de equipamentos a jato de água, mas as habilidades a serem aprendidas não são difíceis, e milhares de máquinas produzem com sucesso e lucrativamente por seus proprietários e operadores.

A OMAX está comprometida com a verdade na tecnologia,
palavras não bastam, prove!

Clientes OMAX ao redor do mundo